Parte de Sousas, na divisa com Pedreira, ficará debaixo da água, encoberta por uma represa que será construída no Rio Jaguari, pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Apesar de a região alagada ficar na área rural, as casas de muitos moradores serão inundase eles serão obrigados a abandonar suas propriedades. Foram essas pessoas que confirmaram que a barragem a ser construída vai fazer a água encobrir parte do distrito. Elas receberam visitas de “homens” avisando que a “água vai chegar”.

A PCH Macaco Brando, construída em 1914 ficará submersa, como toda a vegetação do entorno
A crise hídrica a partir de 2014, provocada pela estiagem e a ameaça ao abastecimento, fizeram o Governo do Estado tirar do papel um projeto que estava em fase de estudo há pelo menos dois anos.

A construção da nova barragem vai causar impactos sociais e ambientais importantes, mas o DAEE não divulga informações detalhadas. A assessoria de imprensa do órgão limitou-se a enviar o que já foi publicado em seu site. Segundo a publicação, a represa vai atingir Pedreira, Campinas e Amparo (incluindo a usina que será construída no Rio Camanducaia).

Local onde será erguida a barragem de Pedreira, cujo impacto no meio ambiente será imensurável
Nenhum comentário:
Postar um comentário