sexta-feira, 17 de junho de 2016

Área do rio Jaguari que será inundada para construção da Represa de Pedreira

Parte de Sousas, na divisa com Pedreira, ficará debaixo da água, encoberta por uma represa que será construída no Rio Jaguari, pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Apesar de a região alagada ficar na área rural, as casas de muitos moradores serão inundase eles serão obrigados a abandonar suas propriedades. Foram essas pessoas que confirmaram que a barragem a ser construída vai fazer a água encobrir parte do distrito. Elas receberam visitas de “homens” avisando que a “água vai chegar”.
A PCH Macaco Brando, construída em 1914 ficará submersa, como toda a vegetação do entorno
A PCH Macaco Brando, construída em 1914 ficará submersa, como toda a vegetação do entorno
A crise hídrica a partir de 2014, provocada pela estiagem e a ameaça ao abastecimento, fizeram o Governo do Estado tirar do papel um projeto que estava em fase de estudo há pelo menos dois anos.
pedreira310720151026_610
A construção da nova barragem vai causar impactos sociais e ambientais importantes, mas o DAEE não divulga informações detalhadas. A assessoria de imprensa do órgão limitou-se a enviar o que já foi publicado em seu site. Segundo a publicação, a represa vai atingir Pedreira, Campinas e Amparo (incluindo a usina que será construída no Rio Camanducaia).
_DSC3201
Local onde será erguida a barragem de Pedreira, cujo impacto no meio ambiente será imensurável

Nenhum comentário: