quinta-feira, 5 de maio de 2016

Música clássica abre comemorações do 17º aniversário da FAJ

 <span>Aniversário de </span>17 anos da FAJ  |  Ao som de Scherzo nº2 de Frédéric Chopin, executado pelo pianista Pedro Sperandio, a Faculdade de Jaguariúna – FAJ inaugurou a programação comemorativa ao aniversário de 17 anos da Instituição. O concerto do jovem e talentoso pianista de apenas 25 anos aconteceu na noite da quarta-feira (27), no campus 2 da FAJ. 

A apresentação lançou o Projeto Cultural da faculdade, que visa apresentar temas como, produção artística, meio ambiente, memória, patrimônio cultural e diversidade. “Essa programação marca uma nova fase da cultura na FAJ, com todas as apresentações ocorrendo neste espaço cultural (local aberto) para que todas as pessoas da instituição: alunos, professores, coordenadores, colaboradores, e demais presentes possam participar", informa a professora Flaviana Machado Tannus, coordenadora do projeto. A ação trará uma nova atração todas as quartas-feiras durante o mês de maio. 

"Cultura e educação caminham juntas. Por isso trouxemos para o público da FAJ, que é principalmente formado pelos alunos, um concerto de música clássica, para quebrar o preconceito de que o erudito é de elite e para aproximar nosso corpo discente de artes como a que assistimos hoje", disse professor Flávio Fernandes Pacetta, diretor da FAJ. 

CLÁSSICOS


O jovem músico Pedro Sperandio, que vem conquistando seu merecido lugar de destaque em meio à nova geração de pianistas brasileiros, apresentou peças dos renomados compositores de gerações distintas. Sperandio abriu o concerto com Chopin, prossegui em sua apresentação com clássicos do brasileiro Heitor Villa-Lobos e encerrou com uma mostra da obra do russo Sergei Rachmaninov. 

"A apresentação de hoje foi um grande desafio, uma prova de concentração, pois é a primeira vez que toco em local aberto", explicou Pedro, mencionando que piano é um instrumento para salas de concerto. "Essa iniciativa da FAJ é um ótimo meio de propagar a música." 

Para a pianista e musicista Ana Maria Sisti, que estava na plateia, a iniciativa da FAJ foi fantástica, "pois é algo que não estamos acostumados a ver em local aberto, pois o piano é um instrumento basicamente de sala de concerto". Ana Maria elogiou a abertura que a FAJ ofereceu a alunos e convidados com a realização do concerto. "É uma forma de mostrarem eventos que o público não está acostumado a ver e em local aberto, e deu super certo. Além disso, traz uma grande contribuição à cultura, pois a faculdade é um local de jovens que costumam ouvir outro tipo de música, e hoje tiveram essa grande oportunidade de contato com erudito", enalteceu. 

A professora doutora Ana Sperandio, que é mãe do pianista, defende que estimular a cultura é trabalhar com o coração, com a emoção. "E o Pedro Sperandio nas palavras, em cada nota do piano, toca nossos corações. E aqui a plateia estava lotada de jovens, e ele deixou uma mensagem de fazer e descobrir novos caminhos. Mostrou que através da cultura e da arte você é capaz de se expressar e viver e reviver emoções continuamente", disse. 

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL


Dotado de uma marcante personalidade artística, enorme criatividade interpretativa e solidez técnica, o jovem músico também traz uma vasta bagagem cultural, adquirida através de seus estudos e inúmeras apresentações em ambientes musicais distintos, incluindo Alemanha, França, Itália, Espanha, Canadá, EUA e Brasil. 

Radicado na França, Sperandio está terminando, na França, seu diploma de concertista na École Normale Supérieure de Musique de Paris, uma das escolas mais conceituadas da Europa, e fazendo o mestrado em musicologia no Departamento de Música e Musicologia na Université de la Sorbonne. 

O jovem, bacharel em música pela Universidade de São Paulo (USP), começou a estudar música aos seis anos de idade e recebeu seu primeiro diploma de músico no Conservatório Carlos Gomes.


FONTE  . FAJ

Nenhum comentário: