quarta-feira, 4 de maio de 2016

Veja cidades da região de Campinas com vacinação de H1N1 em etapas


Os grupos prioritários nesta primeira etapa são:bebês com seis meses ou mais e crianças menores de cinco anos de idade. Também serão imunizados idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas.
São prioritários ainda nesta fase os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais e unidades de pronto atendimento, públicos e privados, e nas UBSs (Unidades Básicas de todo o estado).
Esquema no estado
A Secretaria de Estado da Saúde informou que pretende vacinar 9,5 milhões de paulistas contra o vírus Influenza, que causa o H1N1 e outras gripes. Este número corresponde à meta de 805 das 11,9 milhões de pessoas dentro do grupo alvo.
2ª etapa
A partir do dia 9 de maio, a vacinação se estende para pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e demais profissionais de saúde. A campanha termina no dia 20 de maio, para todo o público-alvo em todo o estado, e a população contará com mais de 4 mil postos de vacinação, que irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Medidas contra a gripe
Fazer frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
manter os ambientes bem ventilados;evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;se estiver com sintomas de gripe, na medida do possível, evitar manter suas atividades cotidianas;evitar aglomerações e ambientes fechados;
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
orientar o afastamento temporário (trabalho, escola, entre outros) até 24 horas após cessar a febre.
Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário: